Notícias
Iluminação LED: 5 razões para investir nesse sistema
Notícias
Iluminação LED: 5 razões para investir nesse sistema

Seja para atingir eficiência energética na indústria ou para iluminar ambientes residenciais com muita economia, o sistema LED é a melhor solução. Saiba mais!


Certamente, você já deve conhecer ou, pelo menos, ter ouvido falar em luminárias de LED (sigla para Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, em português). Em outras palavras, o LED é um sistema condutor de energia com capacidade para emitir luz a olho nu.

Continue a leitura para saber mais sobre essa moderna tecnologia e suas vantagens!


Iluminação LED: vantagens de utilizar essa tecnologia

Confira a seguir, 5 razões pelas quais é vantajoso investir no uso de luminárias de LED!


1 - Economia de energia de até 85%

Sem dúvida, uma grande vantagem das luminárias de LED é a economia. Elas são a escolha perfeita para quem deseja economizar energia, seja em sua residência ou na sua empresa. 

O sistema LED chega a gastar até 85% menos energia, sem perder a capacidade luminosa. Isso porque - diferente de outros sistemas - uma boa parcela da corrente elétrica que passa por ela se transforma em luz e não em calor.

Assim, além de gastar menos energia com a iluminação, com a tecnologia LED também é possível economizar com sistemas de refrigeração.


2 - Durabilidade superior a qualquer outro sistema

Devido à sua capacidade de emitir luz, as luminárias de LED têm uma vida útil de 50.000 e passa das 100 mil horas. Isso significa que elas duram 3 vezes mais do que as fluorescentes e até 25 vezes mais do que as incandescentes. 

Exemplo prático: se uma luminária de LED for utilizada diariamente por 8 horas, ela pode durar de 17 a 25 anos, sem que sua capacidade de iluminação seja prejudicada!

Além disso, o LED é resistente a vibrações, por isso liga e acende instantaneamente, não sofre falhas na transmissão e dispensa o uso de reatores. Assim, motores elétricos em geral, incluindo sistemas de ar condicionado, são menos danificados com o passar do tempo.

E, como raramente precisam ser trocadas ou passar por manutenção, um sistema elétrico com luminárias de LED na indústria é uma maneira de otimizar processos produtivos, pois os trabalhos não precisam ser interrompidos com frequência.

Ou seja, a tecnologia LED é a mais indicada para empreendedores que desejam atingir a eficiência energética na indústria!


3 - Mais segurança e bem-estar

Além de evitar o desperdício de energia, a luminária de LED não provoca emissão de radiação ultravioleta e não causa fadiga visual, como acontece com a iluminação fluorescente ou incandescente.

 

4 - Sustentabilidade

Luminárias de LED podem ser 100% recicladas e não emitem poluentes na atmosfera, pois não possuem em sua composição nenhum elemento tóxico, como mercúrio e outros metais pesados.

Em razão da economia elétrica que proporciona, a luminária de LED é classificada como um produto sustentável que reduz os impactos ao meio ambiente.

A Zagonel pode atualizar as luminárias depois da garantia, sem que seja necessário o precise descartar das mesmas.

 

5 - Inovação e beleza no design

Além de versáteis e econômicas no consumo de energia elétrica, as luminárias de LED também contribuem para a decoração dos ambientes e permitem que a intensidade da luz (fluxo luminoso) seja controlada de acordo com a necessidade.

Elas são compatíveis com quase todos os sistemas de instalação, podem ser encontradas em diversos modelos e para diferentes funcionalidades. Mesmo as versões compactas garantem máxima eficiência na iluminação.

 


Zagonel é pioneira na fabricação de drivers

A Zagonel é uma empresa brasileira, com sede na cidade de Pinhalzinho (SC), pioneira na fabricação de drivers com proteção de sobrecorrente e sobretensão.


É uma peça indispensável para o bom funcionamento do sistema LED. Eles são essenciais para assegurar que a corrente irá circular na luminária sem o risco de sobrecargas, sem danificar.


O que é um driver?


O driver é um sistema eletrônico que faz a adequação da tensão da rede à demanda do módulo LED para emitir a luz. Ou seja, ele converte a energia, transformando a rede elétrica (alternada) em tensão contínua. Assim, o LED funciona sem a ocorrência de altos picos de corrente, que podem prejudicar a sua estrutura.


Para que um módulo ou uma placa de LED possam ser alimentados, o driver converte a tensão da rede (110V ou 220V) para 12V, 24V ou qualquer outra tensão desejada. Desse modo, a corrente que irá circular pelo módulo da luminária será suficiente para garantir que o aparelho seja usado com o máximo de segurança.


Como é um conversor de energia, o driver emite ondas elétricas com frequências sem sofrer interferências. A Zagonel atende às especificações internacionais de qualidade. 


Portanto, o driver fabricado pela Zagonel garante a qualidade e durabilidade das luminárias.


A Zagonel pode auxiliar você nesta tarefa! Entre em contato conosco, clicando aqui!

See too:
Notícias
Iluminação de LED para posto de gasolina é a melhor escolha!
Read more
Notícias
Iluminação LED industrial: confira as vantagens!
Read more
Notícias
Iluminação LED profissional: diferenças entre luminárias
Read more