Notícias
Iluminação LED industrial: evite o desperdício de energia
Notícias
Iluminação LED industrial: evite o desperdício de energia

Redução de custos, iluminação adequada e sustentabilidade são requisitos essenciais de um projeto que prioriza a eficiência energética na indústria. Saiba mais!


A eficiência energética na indústria é um requisito básico para reduzir custos, já que a iluminação pode representar um gasto considerável com energia elétrica em uma empresa. Mas, para optar por um sistema de iluminação industrial adequado é preciso levar em conta fatores como consumo energético, durabilidade, eficiência e, até mesmo, os futuros custos com manutenção.


Atualmente, luminárias LED são a alternativa com o melhor custo-benefício do mercado, por isso estão sendo cada vez mais utilizadas nas instalações elétricas industriais.


Com alta durabilidade - luminárias LED da Zagonel possuem vida útil superior a 50 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram cerca de 15 mil horas e lâmpadas incandescentes apenas 1000 horas. 


Luminárias LED exigem pouca manutenção e têm um consumo de energia baixo. Como não possuem metais pesados em sua composição, são recicláveis e não apresentam riscos para o meio ambiente. 


Além disso, no sistema elétrico com LED a corrente de energia se transforma em luz e não em calor, o que contribui para reduzir gastos com sistemas de refrigeração. Esse tipo de luz também aumenta o conforto visual e ajuda a promover o bem-estar nos ambientes de trabalho.


Leia o post até o fim, confira dicas sobre como fazer economia com LED e reduza significativamente os valores da conta de luz da sua empresa!


Eficiência energética na indústria: o que considerar em um estudo luminotécnico

Veja 3 fatores essenciais que devem ser observados para obter o máximo em eficiência com o sistema LED!


1 - Avaliar a real necessidade de iluminação nos ambientes

A atividade industrial é extensa e envolve inúmeras funções, que necessitam de diferentes fluxos luminosos. Antes de definir o sistema de iluminação mais adequado para cada setor, é fundamental avaliar os seguintes pontos: 

  • que tipo de trabalho é realizado no local?
  • que tipo de produto é fabricado?
  • é um local pouco ou muito frequentado?
  • o espaço conta com iluminação natural?

Optar por uma iluminação profissional resulta na redução de custos, melhorando a produtividade, eficiência e a segurança das atividades.

 


2 - Respeitar as normas para iluminação no setor industrial

Existem normas da ABNT relativas à iluminação industrial que precisam ser respeitadas. Desde o estudo luminotécnico, é preciso observar fatores como a ergonomia e ventilação dos espaços, pois eles afetam a qualidade de vida dos funcionários e também são decisivos para uma boa produtividade e para evitar acidentes de trabalho.

 

 3 - Combinar soluções 

Os estudos luminotécnicos não precisam adotar somente um determinado sistema de iluminação e isso também vale para o setor industrial. Para economizar ainda mais é recomendável usar um sistema híbrido, utilizando a iluminação natural sempre que possível.

 

Veja algumas opções de luminárias LED para iluminação industrial

Luminária ULTRA 150W: fluxo luminoso ideal para áreas internas de indústrias, galpões e outros. A vida útil do LED de 50.000 horas. Além do conforto oferecido pelo produto, a luminária conta com lente em vidro temperado, possibilitando maior durabilidade e luminosidade em ambientes internos.

Luminária ULTRA SMD 50Wpode ser aplicado alturas diferenciadas, em galpões, armazéns e indústrias, em áreas com manuseio de alimentos, devido sua lente em policarbonato e nos mais diversos segmentos. A vida útil do LED de 50.000 horas. Além do conforto oferecido pelo produto, a luminária conta com lente em policarbonato, possibilitando maior durabilidade e luminosidade em ambientes internos.

Luminária ULTRA 100W: pode ser aplicada em diversas alturas dos mais diversos segmentos. A vida útil do LED de 50.000 horas. Além do conforto oferecido pelo produto, a luminária conta com lente em vidro temperado, possibilitando maior durabilidade e luminosidade em ambientes interno. 

Luminária ULTRA SMD 100W: é similar à ULTRA 100W, com a principal diferença na a emissão da luz, que é em formato retangular. Indicada para indústrias, galpões, ginásios e outros. A vida útil do LED de 50.000 horas.

Luminária ULTRA SMD 150W: indicada para locais que têm pé direito inferior a 7 metros.  A vida útil do LED de 50.000hrs.

Luminária ULTRA EVO 100W:  essa linha apresenta um dos melhores retornos de investimento no segmento de iluminação LED. A vida útil do LED de 50.000 horas. Solução perfeita para ambientes com dificuldade de iluminação, como o chão de fábrica, por exemplo, onde costuma haver umidade, vapor e poeira. 

Além de resistentes à água, as luminárias herméticas também suportam temperaturas que vão de -35 ºC até +45 ºC. Também são muito usadas em câmaras frias e frigoríficas e em cozinhas industriais.


Conclusão

Hoje, adotar iniciativas eficientes ao elaborar um estudo luminotécnico, avaliando as necessidades de cada ambiente, considerando a redução de custos, a qualidade da iluminação e a sustentabilidade dos materiais utilizados, é a solução para empresas que querem se manter competitivas no mercado.


Quer saber como economizar energia com iluminação led industrial? Faça o cálculo luminotécnico

See too:
Notícias
Iluminação LED: 5 razões para investir nesse sistema
Read more
Notícias
Iluminação LED industrial: confira as vantagens!
Read more
Notícias
Iluminação LED profissional: diferenças entre luminárias
Read more