Notícias
Iluminação LED profissional: diferenças entre luminárias
Notícias
Iluminação LED profissional: diferenças entre luminárias

A tecnologia LED é uma grande aliada da eficiência energética na indústria. Porém, existem diferenças entre as luminárias. Saiba como escolher a melhor opção!


As luminárias de LED são conhecidas pela sua economia, já que com elas o consumo energia elétrica é bem menor em comparação com as fluorescentes e as incandescentes. Além disso, elas duram mais tempo - têm vida útil de cerca de 50 mil horas - e são 100% recicláveis, pois não possuem componentes tóxicos em sua composição.

É por isso que a iluminação LED industrial tem sido cada vez mais utilizada nos projetos luminotécnicos. Mas, você sabe o que deve ser considerado na hora de escolher a melhor opção em luminárias LED?

Continue a leitura e descubra!


Iluminação LED profissional: como escolher as luminárias certas


Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de adquirir luminárias LED: elas devem ser compradas por potência ou fluxo luminoso?


O certo é escolher a luminária com base no fluxo luminoso, ou seja, na quantidade total de luz que ela emite. 


Vale destacar que, muitas vezes, as luminárias de mesma potência geram fluxos luminosos distintos, pois existem diferenças na sua constituição que resultam em eficiência lúmen/watt diferentes. Assim, o melhor é optar pela de maior fluxo luminoso, pois ela é mais eficiente e contribui ainda mais para economizar energia.


Um cálculo pode ser feito: pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço.


O que considerar na hora de escolher luminárias LED

Separamos os itens técnicos aos quais você deve ter atenção para fazer a melhor escolha na hora de comprar luminárias de LED para as suas instalações elétricas!


Potência

A potência, que é medida em watts, está relacionada ao consumo de energia da luminária. Sendo assim, quanto maior for a sua potência, maior será o gasto de energia elétrica.

Para destacar a economia resultante do uso da tecnologia LED, muitos fabricantes informam na embalagem uma equivalência entre o consumo de luz deste tipo de luminária com relação às incandescentes e às fluorescentes. 

Exemplo: a luminária da Linha Ultra SMD de 100W comparada a uma incandescente. Além de ter vida útil do LED de 50.000, tem eficácia luminosa superior a  111 Lm/W. Fica fácil perceber que durabilidade e economia andam juntas. 

Esta luminária pode ser aplicada em alturas diferenciadas, de galpões, armazéns e indústrias e áreas com manuseio de alimentos, devido sua lente em policarbonato e nos mais diversos segmentos. Gerando conforto visual e uma economia no consumo de energia de até 80%.


Temperatura de cor da luminária LED

Para escolher o tipo de luminária LED mais adequado para cada ambiente é fundamental observar a temperatura de cor, pois elas podem ter luz amarelada (luz quente, ajuda a relaxar) e luz branca (luz fria que facilita a leitura e a concentração, por isso é ideal para ambientes de estudo e trabalho).

E, quando se fala de luz quente ou luz fria, a referência não é quanto ao calor físico da luminária, mas sim à tonalidade de cor que ela emite. A tecnologia LED transforma toda a energia elétrica em luz e não em calor. Esse é mais um fator que contribui para a economia, pois como não aquecem os ambientes, o uso de luminárias LED ajudam a economizar com sistemas de refrigeração.


Tensão

As luminárias de LED são comercializadas com voltagem de 12V, 24V e também pode ser bivolt (110/220V). Por isso, na hora de adquirir uma luminária de LED, você deve prestar atenção para saber se ela condiz com a rede elétrica da sua empresa.


Conclusão

Quando o assunto é eficiência energética na indústria, em residências, escolas e ambientes corporativos, entre outros, a tecnologia LED é a mais indicada, pois, atualmente, é o que existe de mais moderno no mercado sem esquecer da economia que o sistema LED proporciona e que pode chegar a 85%!.

Aproveite que está aqui e conheça as soluções da Zagonel! Com elas, você evita o desperdício de energia e otimiza os processos produtivos da sua empresa!

See too:
Notícias
Iluminação de LED para posto de gasolina é a melhor escolha!
Read more
Notícias
Iluminação LED: 5 razões para investir nesse sistema
Read more
Notícias
Iluminação LED industrial: confira as vantagens!
Read more