Notícias
Iluminação pública de LED: eficiência e custo benefício
Notícias
Iluminação pública de LED: eficiência e custo benefício

Luminárias com a tecnologia LED estão sendo cada vez mais usadas em projetos de iluminação pública. Confira o post e conheça todas as vantagens desse sistema!


As vantagens apresentadas pelas luminárias de LED estão fazendo com que cada vez mais pessoas optem por esse sistema, que alia eficiência, baixo consumo de energia elétrica e sustentabilidade. Em função de seus benefícios, a tecnologia LED também tem sido a opção de muitas cidades para os seus projetos de iluminação de espaços públicos.


Hoje, o LED é o sistema com o melhor custo-benefício do mercado, com vantagens que incluem economia no consumo de energia elétrica e pouquíssima necessidade de manutenção. Outro ponto a favor é que o LED não possui materiais poluentes na sua composição, por isso as luminárias são 100% recicláveis. 


Continue a leitura e conheça os benefícios da utilização da tecnologia LED para áreas públicas!



Iluminação pública de LED: conheça todas as vantagens

Um bom serviço de iluminação pública é algo indispensável para a qualidade de vida nas cidades no período noturno e representa um custo bastante alto para as administrações municipais. Por isso, o uso de luminárias LED tem sido a alternativa para os gestores que buscam reduzir custos sem perder a eficiência em projetos de iluminação. 

Investir em tecnologia LED é uma forma de obter retorno financeiro a curto prazo, pois, já no primeiro mês de uso é possível perceber uma redução considerável nos gastos com a fatura de energia elétrica. Assim, o valor investido na mudança do sistema de iluminação, para substituir as lâmpadas com vapor de descarga em alta pressão por luminárias LED,  pode ser recuperado a médio prazo.

Confira as vantagens!


Economia pode chegar a 80%

É isso mesmo! Luminárias LED são em média 80% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes e cerca de 30% mais econômicas que as fluorescentes, com a mesma saída de luz.

Além disso, a vida útil, ou seja, a durabilidade das luminárias, difere bastante: enquanto as de LED chegam a ultrapassar as 50 mil horas, a durabilidade das fluorescentes fica entre 10 mil e 15 mil horas e a das incandescentes não costuma passar de mil horas. Assim, a necessidade de manutenção e troca de luminárias com a tecnologia LED é bem menor.

Existe ainda outro ponto que contribui para reduzir custos: a tecnologia LED transforma quase toda a energia em luz e gera menos calor. Em função disso, os riscos de curto-circuito são reduzidos, assim como os gastos com sistemas de refrigeração.


Mais segurança nas vias públicas

A tecnologia LED apresenta uma luminosidade mais precisa e esse é um fator que contribui para o conforto visual, aumentando a segurança nas vias públicas. Em se tratando de segurança pública, uma iluminação realmente eficaz faz toda a diferença, principalmente em determinados locais e horários. 

Estudos apontam que 9% dos acidentes que ocorrem à noite poderiam ter sido evitados com o uso de luz branca. Isso nos dá uma boa ideia de como uma iluminação de qualidade pode contribuir com a segurança de motoristas e pedestres.


Tecnologia ecologicamente correta

As luminárias LED apresentam vantagens também em termos de sustentabilidade. Diferente do sistema fluorescente, o LED não possui elementos tóxicos, como o mercúrio, em sua composição. Desse modo, elas podem ser recicladas e não poluem o meio ambiente.

Para você ter uma ideia, o uso de lâmpadas tradicionais em espaços públicos é responsável por cerca de 25% do total de CO2 (dióxido de carbono) lançado no ar. As luminárias LED também possuem vantagem nesse sentido, já que o Diodo emite luz direta e reduz significativamente a emissão deste poluente na atmosfera.


Facilidade de instalação e resistência

A instalação de luminárias públicas de LED é simples e fácil. Elas também são mais resistentes, pois têm cúpulas fabricadas por meio de mecanismos que previnem danos à pintura e evitam a soltura das peças.


Quase não requer manutenção


Luminárias LED chegam a durar 6 vezes mais que as lâmpadas a vapor e, assim, a necessidade de troca de focos de luz é muito menor. Além disso, esse tipo de luminária requer pouquíssima manutenção. Assim, os custos com manutenção serão sempre muito menores.



A Zagonel é especialista em iluminação pública

Especializada na fabricação de luminárias LED, a Zagonel foi pioneira na fabricação de produtos com este tipo de tecnologia no Brasil. Com sede na cidade de Pinhalzinho (SC), todos os produtos Zagonel são nacionais e possuem garantia de 5 anos.


As luminárias de LED 180W da Zagonel apresentam qualidade superior, por isso seu poder de iluminação é maior mesmo em comparação com luminárias de 240W de empresas concorrentes.


A empresa já forneceu luminárias para projetos de iluminação pública em diversas cidades, como Xaxim (SC), Saudades (SC) e Coronel Freitas (SC), Assis (SP), Pato Branco (PR) e Passo Fundo (RS). 


Conte com a qualidade dos produtos Zagonel na hora de elaborar o seu projeto luminotécnico para espaços públicos, indústrias e outros ambientes corporativos.

See too:
Notícias
Iluminação de LED para posto de gasolina é a melhor escolha!
Read more
Notícias
Iluminação LED: 5 razões para investir nesse sistema
Read more
Notícias
Iluminação LED industrial: confira as vantagens!
Read more