Notícias
O mercado de trabalho e a importância de uma boa iluminação
Notícias
O mercado de trabalho e a importância de uma boa iluminação

A eficiência energética na indústria e em outros ambientes corporativos é fundamental para garantir a segurança e melhorar a produtividade. Saiba mais!


Nas últimas décadas, tem aumentado a preocupação das organizações com relação à eficiência energética na indústria e à melhoria da qualidade de vida no trabalho, pois oferecer um ambiente agradável e seguro faz com que os colaboradores trabalhem com mais satisfação e isso acaba resultando no aumento da produtividade.

O bem-estar nos locais de trabalho tem sido uma estratégia para muitas empresas que buscam criar um diferencial para se destacar no seu mercado de atuação e há algumas questões ligadas à iluminação que fazem a diferença neste quesito.

Não há dúvidas de que uma luminosidade adequada interfere diretamente na saúde e na produtividade das equipes. 

Continue a leitura e veja como a iluminação correta pode fazer a diferença na sua empresa!


Impactos negativos de uma iluminação inadequada

Um ambiente bem iluminado é muito importante para que os colaboradores possam exercer suas atividades com mais conforto. A iluminação insuficiente provoca fadiga visual, que pode causar dores de cabeça, e outros problemas de saúde, como envelhecimento precoce da pele e até mesmo distúrbios emocionais.

Uma boa luminosidade no local de trabalho é, ainda, um fator importante de segurança, já que previne acidentes, principalmente no caso de funcionários que atuam operando máquinas.

Mas não é só a luminosidade fraca que é prejudicial à saúde. Não podemos confundir boa iluminação com excesso de luz, pois luminosidade demais também faz mal aos olhos. Ela provoca uma evaporação mais rápida da película lacrimal, causando déficit na lubrificação ocular, que causa sintomas como irritação e vermelhidão dos olhos.


Benefícios da boa iluminação no ambiente laboral

Uma luminosidade adequada nos ambientes traz vários benefícios: 

  • melhora a acuidade visual; 
  • contribui para a concentração; 
  • reduz a fadiga ocular;
  • diminui a sonolência;
  • aumento da produtividade.


O que é uma iluminação adequada para o ambiente de trabalho?

A iluminação adequada varia conforme a atividade que é desenvolvida nos ambientes de trabalho, mas há algumas dicas que valem para todas as situações. Confira:

  • aproveitar ao máximo a luz natural que entra pelas janelas e vidros;
  • pintar paredes e teto com cores claras;
  • usar lâmpadas com cores frias, no tom branco azulado, como as luminárias de LED, e evitar lâmpadas com cores quentes, como as branco-amareladas, que provocam sonolência;
  • fazer uso de luminárias suspensas aumenta a eficiência e deixa o ambiente menos cansativo.


O que é a NR-17?

As Normas Regulamentadoras (NRs) foram criadas com o objetivo de regulamentar e orientar quanto aos procedimentos obrigatórios no que diz respeito à segurança e Medicina do Trabalho. Elas foram aprovadas pela Portaria n° 3.214, do extinto Ministério do Trabalho, em junho de 1978.

Hoje, existem 36 NRs e a NR-17 é referente à ergonomia. Em seu primeiro parágrafo consta que a norma “visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”

Com relação à luminosidade, a NR-17 apresenta as seguintes exigências:

item 17.5.3 – Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade;

item 17.5.3.1 – A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa;

item 17.5.3.2 -A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos;

item 17.5.3.3 – Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no Inmetro;

item 17.5.3.4 – A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência;

item 17.5.3.5 – Quando não puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem 17.5.3.4, este será um plano horizontal a 0,75m (setenta e cinco centímetros) do piso.


Agora que você já conhece os benefícios de uma boa iluminação no ambiente de trabalho, aproveite para conhecer os produtos Zagonel. A empresa é especializada na elaboração de projetos de iluminação led industrial.

See too:
Notícias
Iluminação de LED para posto de gasolina é a melhor escolha!
Read more
Notícias
Iluminação LED: 5 razões para investir nesse sistema
Read more
Notícias
Iluminação LED industrial: confira as vantagens!
Read more