Notícias
Sua empresa precisa economizar energia? Confira esses passos
Notícias
Sua empresa precisa economizar energia? Confira esses passos

Descubra agora como os custos com a conta de energia podem impactar o seu negócio e saiba como o sistema LED pode ajudar você a economizar!

 

Os gastos com a conta de energia elétrica têm um forte impacto nas despesas mensais das empresas. Isso acaba refletindo na margem de lucro de seus produtos e/ou serviços, especialmente em segmentos mais competitivos, como é o caso do varejo, por exemplo.

Mas, independente da área de atuação de sua empresa, você sabe que quanto maiores forem as despesas, menores serão as receitas. Leia este artigo até o final, descubra se está havendo desperdício de energia elétrica no seu empreendimento e de que forma isso pode ser solucionado.

 

 

1 - Qual é o impacto no valor da conta de energia para sua empresa?

O impacto imediato de uma conta de luz alta em uma empresa, seja qual for a área de atuação, é a redução na sua margem de lucro, pois as despesas com energia elétrica costumam representar uma das maiores despesas operacionais.

 

O efeito de um gasto elevado com a conta de luz pode ser sentido principalmente quando há necessidade de uso intensivo de energia elétrica para iluminar e climatizar, como é o caso supermercados e restaurantes, que trabalham com produtos refrigerados.

 

Também podemos citar como exemplo de grandes consumidores de energia elétrica, a indústria automobilística, as metalúrgicas, o setor de bebidas, hospitais e outros.


2 - O que pode ser feito para economizar energia na sua empresa?

Atualmente, há maneiras bastante eficazes de diminuir os gastos com a conta de luz elétrica em um empreendimento, sem que a qualidade de seus produtos e/ou serviços seja afetada. 

 

Não há dúvida, de que esse é um assunto que merece atenção, pois, como todos sabemos, quanto maiores forem as despesas de uma empresa, menor será a sua margem de lucro. Continue a leitura e veja de que forma você pode diminuir os seus custos com o consumo de energia elétrica.

 

 

3 - Já pensou em utilizar luminárias mais econômicas?

 

Contar com um projeto luminotécnico eficiente, com luminárias econômicas, é uma atitude decisiva quando o assunto é economizar energia. E o surgimento no mercado das luminárias LED (sigla para Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de luz, em português) é, hoje, um dos maiores trunfos para a eficiência energética e a consequente diminuição dos gastos com energia elétrica. Veja uma lista de vantagens que o sistema LED apresenta:

 

  • Longa durabilidade (duram 4 vezes mais que as lâmpadas fluorescentes e 25 vezes mais que as incandescentes), com uma vida útil do LED superior a 50 mil horas;


  • Maior potência para iluminar grandes ambientes, já que luminárias  LED iluminam, pelo menos, 20% mais do que as lâmpadas incandescentes (usando a mesma quantidade de potência consumida);


  • Oferece maior conforto visual e ajuda a evitar acidentes de trabalho;


  • Não emitem calor, por isso diminuem a necessidade de sistemas de refrigeração nos ambientes, principalmente em locais com teto baixo;


  • Consomem menos energia e são 100% recicláveis, portanto causam menos impactos negativos no meio ambiente;


  • Por terem maior durabilidade, não exigem trocas frequentes. Com isso, evita-se a paralisação das atividades produtivas para realizar a sua manutenção, o que também contribui para evitar a depreciação de máquinas e equipamentos.

 


4 - Sua equipe tem consciência sobre a importância de economizar energia?

Além de substituir lâmpadas, também é importante que os seus colaboradores estejam conscientes quanto à necessidade de economizar luz no dia a dia. Mas, modificar os hábitos dos funcionários não é uma tarefa das mais fáceis, por isso, vale a pena investir em palestras ou em cartilhas que orientem sobre boas práticas para a economia de energia.

Além disso, é importante que a própria empresa dê bons exemplos, utilizando energias sustentáveis, iluminação natural e máquinas que consumam menos luz, por exemplo. Inclusive, nos dias atuais os projetos arquitetônicos buscam priorizar a luz natural para iluminar e refrescar o ambiente, evitando a utilização de lâmpadas e de aparelhos de ar condicionado.

 

5 - Qual é a relação custo x benefício da troca de lâmpadas para o sistema LED?

A princípio, você pode achar que não compensa trocar as lâmpadas fluorescentes por luminárias LED, pois o custo de aquisição delas é, de fato, maior. No entanto, se você analisar as vantagens a curto e médio prazo, verá que a troca compensa e muito! 

É preciso ter em mente que a conta de luz é uma das principais despesas de sua empresa, podendo ser superior até mesmo aos gastos com aluguel e folha de pagamento. Além disso, as tarifas e impostos da conta de luz costumam ter aumentos maiores que a inflação. 

 

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba outras informações importantes diretamente na sua caixa de e-mails.

See too:
Notícias
Iluminação de LED para posto de gasolina é a melhor escolha!
Read more
Notícias
Iluminação LED: 5 razões para investir nesse sistema
Read more
Notícias
Iluminação LED industrial: confira as vantagens!
Read more